Purificadores de água são instalados em comunidades de Unidades de Conservação

A Defesa Civil e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) instalaram purificadores de água potável em cinco comunidades nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré.

A instalação dos equipamentos, realizada entre os dias 10 e 19 de setembro, faz parte da Operação Estiagem 2024. A ação garante que as famílias dessas áreas ribeirinhas tenham acesso à água potável, essencial para a preservação da saúde e a prevenção de doenças.

Os purificadores de água instalados são reconhecidos por sua eficácia na remoção de bactérias, sedimentos e outros contaminantes, tornando a água dos rios própria para o consumo humano. Cada kit possui capacidade para purificar até 5 mil litros de água por dia, beneficiando diretamente centenas de moradores que enfrentam desafios com a escassez e a contaminação da água devido à diminuição dos níveis dos rios.

O equipamento de filtração é composto por carvão mineral particulado e areia. A água também recebe purificação com sulfato de alumínio e cloro 70%. O sulfato ajuda na decantação de sedimentos, enquanto o cloro auxilia na eliminação de microrganismos e coliformes fecais.

As estruturas montadas possuem suporte para a caixa d’água, torneiras, além de saídas para esvaziamento da caixa, limpeza dos canos e retrolavagem. Todo o kit possui durabilidade de oito a 14 anos, a depender do manuseio.

Fonte: Governo do Amazonas

Fotos: Divulgação