O Amazonas ficou entre os Estados da região Norte com menor ocorrência de viagens, nesse período.
No Amazonas, o número de viagens realizadas por moradores, nos últimos três meses de 2023, foi de 202 Mil. 166 Mil desses deslocamentos ocorreram por motivos pessoais e 36 Mil por razão profissional. Nesse período, 13% das residências amazonenses tiveram moradores afastados por causa de viagens. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, referente ao Turismo, divulgada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE.
- Em julho, a Produção Industrial do Amazonas registra melhor resultado desde o início do ano
- Vendas do Setor de Serviços no Amazonas sofrem retração de 0,3%, em julho deste ano
Adjalma Nogueira, coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, destaca que a maior parte dessas viagens foi motivada por tratamentos de saúde e consultas médicas.
Em 2023 a ocorrência de viagens aumentou em quase todos os Estados Brasileiros, com exceção do Acre que, em 2021, registrou viagens de moradores em apenas 8,2% das residências, caindo, dois anos depois, para 6%.
As maiores quantidades de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares foram contabilizadas nos Estados de São Paulo, com 5,4 Milhões deslocamentos; Minas Gerais, com 2,6 Milhões; e a Bahia, com 1,6 Milhões viagens. Ainda de acordo com Nogueira, no Amazonas, foi verificado que os viajantes optaram por destinos mais econômicos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar