Estações de tratamento de água são enviadas para comunidades afetadas pela estiagem

De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, 20 municípios estão em situação de emergência por conta da estiagem. 111 mil pessoas, o equivalente a cerca de 27 mil famílias, afetadas pela seca dos rios. Uma das principais preocupações é o acesso a água potável.

Para garantir o acesso a este recurso, a Defesa Civil do Amazonas, já entregou quatro unidades de Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam) do programa Água Boa e mais dezesseis estão em processo de montagem. Estas iniciativas são parte integrante da Operação Estiagem 2024, visando fornecer água potável às comunidades ribeirinhas prejudicadas pela seca.

O agente da Defesa Civil, subtenente Alessandro Silva, destaca que as Estações de Tratamento de Água Móvel, possuem o objetivo de facilitar a rotina de moradores da região.

As Etam’s foram instaladas em embarcações e já estão em pleno funcionamento. Elas têm a capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia com água potável. Até o momento, os nove municípios beneficiados por essa ação humanitária são: Autazes, Itacoatiara, Manacapuru e Manaquiri, que a partir da instalação, passam a ter acesso contínuo a recursos hídricos de qualidade.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Roberto Carlos/Secom