Em cerimônia realizada nessa sexta-feira (09), 111 conselheiros locais de saúde tomaram posse para um mandato que segue até 2026. Os conselheiros passam a integrar 21 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) e irão atuar de forma vinculada a 21 unidades de saúde do município de Manaus.
O grupo de conselheiros locais foi definido em processo eleitoral complementar realizado no mês de julho, que abrangeu 15 CLSs que estavam com o quadro incompleto de conselheiros locais (mandato 2023/2026), e em seis unidades de saúde que realizaram a eleição pela primeira vez, incluindo quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a maternidade Moura Tapajóz e a Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonino Mendes.
A composição de cada CLSs é paritária, como ocorre na composição do CMS/Manaus, com 25% representantes de gestores e 25% representantes de trabalhadores das Unidades de Saúde, e 50% dos membros representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As unidades de saúde que participaram do processo eleitoral foram: Ephigênio Salles e Nossa Senhora do Livramento (zona rural); Professor Carlson Gracie e Amazonino Mendes (zona Norte); Alfredo Campos, Policlínica Comte Telles, Gilson Moreira, Ivone Lima, Josephina de Melo e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (zona Leste); Frank Calderon, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares, Caps Benjamin Matias Fernandes, Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Sul (zona Sul); Deodato de Miranda Leão, Rayol dos Santos, Santo Antônio, Vila da Prata, Mansour Bulbol, Dom Milton e Maternidade Moura Tapajóz (zona Oeste).
Fonte: Semcom
Fotos: Divulgação