Falta de saneamento básico na cidade e má aplicação dos recursos públicos fizeram parte da pauta.
Durante a forte chuva que atingiu Manaus na manhã desta quarta-feira 10/07, vários bairros das zonas Sul, Norte, Leste e Oeste enfrentaram alagamentos. Também foram registradas ocorrências de desbarrancamento na zona Sul e risco de desbarrancamento e entupimento de bueiros, na zona Oeste. No Centro da capital amazonense, várias ruas ficaram alagadas dificultando o desembarque de passageiros do Transporte Coletivo.
- Manaus registra quatro ocorrências por conta da chuva, nesta quarta-feira
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fica acima da inflação oficial, em junho
Na Câmara Municipal de Manaus, o tema repercutiu durante a sessão plenária dessa quarta-feira 10/07. Vereadores abordaram a precariedade na infraestrutura e a falta de saneamento básico na cidade. O vereador Capitão Carpê, do Partido Leberal – PL, denunciou alagamentos na zona Central da cidade que, segundo ele, ocorrem após a execução de obras de recapeamento asfáltico pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Durante a chuva de ontem, a Unidade Básica de Saúde – UBS Dr. Rayol dos Santos, localizada no bairro São Jorge, zona Oeste, alagou. Parte do telhado não suportou a força das águas, inundando a estrutura. O parlamentar questionou a aplicação de recursos administrado pela Prefeitura de Manaus, e disse que os valores poderiam ser usados na reforma da UBS.
Em nota, a Prefeitura de Manaus disse que as equipes da Defesa Civil Municipal atuaram em diversas zonas da cidade visando garantir a segurança e o bem-estar da população. E que os cidadãos devem estar preparados para as condições do mau tempo e para adotarem as precauções necessárias.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar