Neste sábado, 29/06, a Igreja Católica celebrou São Pedro, padroeiro dos pescadores e o dia do Papa, que é a representação real de Cristo no mundo. Em Manaus a festa chamou a atenção para o cuidado com a água, um bem essencial e cada vez mais afetado pela destruição.
A 75• edição da procissão fluvial convidou os fiéis a refletir o tema: “Promover a vida é cuidar da água”. São Pedro é frequentemente associado à água, simbolizando tanto a sua generosidade quanto a sua importância para a vida.
A solenidade deste ano foi marcada por discursos e ações voltadas ao cuidado com a água e com a Casa Comum. O trajeto fluvial foi conduzido e animado, pelo padre Charles Cunha, Frei Paulo Xavier e o bispo auxiliar, Dom Hudson Ribeiro.
Esta é a primeira vez que o ícone de São Pedro é levado na embarcação da Marinha do Brasil. Nos anos anteriores, a marinha sempre esteve dando suporte e segurança, já neste ano conduziu a imagem no Navio Rio Branco, juntamente com toda sua equipe. Segundo o Comandante Levi, o momento representa grande valor e tradição diante de um evento que une religião e sociedade.
Após a procissão terrestre, aconteceu a Missa Campal, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hudson Ribeiro e concelebrada pelo pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Educandos, Padre Elson Lima, o superintendente da Rádio Rio Mar Charles Cunha, o pároco de São Francisco das Chagas, Frei Paulo Xavier, o Coordenador de Pastoral Arquidiocesano Padre Geraldo Bendaham e o Reitor do Santuário Arquidiocesano São José, Padre Pedro Cavalcante.
Durante a homilia, Dom Hudson apresentou elementos da figura de São Pedro, que se assemelham aos dos cristãos. Além dessa reflexão, o bispo também chamou atenção para o tema da festa e convocou todos a agir diante das mazelas relacionadas ao descuido com a água.
Procissão e Santa Missa foram transmitidas pela Rádio Rio Mar 103,5 FM e Rádio Castanho FM 103,3.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: Igor Silva