Neste sábado, 29/06, a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, grandes anunciadores de Jesus. Esta é uma das festas mais importantes do calendário litúrgico. Com o tema: “Promover a vida é cuidar da água”, a festa em Manaus conta com a tradicional procissão nas águas do Rio Negro e reúne pescadores e devotos do santo padroeiro.
Simão, que se tornou Pedro, discípulo de Jesus, era um homem simples e pescador. Foi um discípulo muito dedicado, embora tivesse o temperamento forte, a teimosia e a inquietude, por vezes, impulsiva. Pedro era conhecido tanto por sua devoção ardente a Jesus quanto por seus momentos de fraqueza e dúvida.
Pedro que significa “pedra” em grego, simboliza a liderança entre os discípulos. Por isso foi o primeiro Papa da história, que é aquele que serve a Igreja e depois de Deus, é a referência universal de Cristo em toda a terra.
O Cardeal Leonardo Steiner, convida os fiéis da Arquidiocese de Manaus, a celebrarem São Pedro, neste sábado.
Em Manaus a festa inicia com uma procissão terrestre às 14h30, com saída da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Educandos) até o Terminal Pesqueiro, onde a equipe celebrativa embarca no Navio Rio Branco, da Marinha do Brasil, e os fiéis seguem para as embarcações de apoio.
A procissão fluvial inicia às 15h e realizará um percurso até próximo à Ponte Rio Negro e retorna para o Terminal Pesqueiro.
Depois todos desembarcam e seguem para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde ocorrerá a missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hudson Ribeiro.
Você acompanha a transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar