A Operação Virtude, que teve início no dia 10 de junho, tem como objetivo o combate aos crimes contra a pessoa idosa e, realizou no período de dez dias, a prisão de cinco pessoas em flagrante por maus-tratos.
A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI) realizou no período, 150 diligências, 13 medidas protetivas de urgência, 39 inquéritos policiais e 15 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO’S).
Conforme a delegada titular do DECCI, Andréa Nascimento, parte das denúncias apuradas são realizadas por meio do Disque 100 ou 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Passamos os 10 dias da Operação Virtude, essa operação que acontece em âmbito nacional e a DECCI, vem realizando um trabalho intenso de repressão aos crimes praticados contra a pessoa idosa, principalmente no âmbito familiar, que é a competência da delegacia. E, durante esse período, nós identificamos as diligências domiciliares para apurar as denúncias anônimas que recebemos pelos canais do disque 100 e 181, explicou Andréa.
Conforme a programação, a operação vai continuar em Manaus e no interior até o dia 11 de julho.
Prevenção
Além das atividades de fiscalização, também foram realizadas 97 palestras de prevenção, orientação e conscientização da importância das denúncias dos casos de violência contra a pessoa idosa. Mais de 3 mil pessoas foram alcançadas com palestras em escolas e faculdades.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação