Uma das vítimas era um idoso que não sabia que recebia um benefício financeiro.
Duas mulheres, mãe e filha, de 54 e 24 anos idade, foram presas em flagrante nessa terça-feira 19/06 por manterem dois homens em situação análoga à escravidão. As vítimas, um idoso de 63 anos e um homem de 57, viviam no sítio das autoras, localizado no município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas.
- Mãe e irmão de Djidja Cardoso serão indiciados por 14 crimes, incluindo tortura e morte
- Em Rio Preto da Eva, polícia prende homem por estupro de vulnerável contra enteada
De acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso – DECCI, uma das vítimas vivia em completa alienação social provada pelas mulheres.
Durante as diligências, foi descoberto que além de ter um benefício financeiro, o idoso também tinha um empréstimo bancário em seu nome, feito por uma das mulheres.
Ainda segundo a delegada, um dos homens já havia pedido para sair do sítio, mas era mantido lá por meio de uma suposta dívida que nunca acabava.
A equipe de investigação constatou que a mulher obrigava o idoso a fazer todos os trabalhos do sítio, incluindo os cuidados de mais de 150 animais, em uma jornada de trabalho exaustiva, sem pagamento de salário.
As duas mulheres vão responder por redução à condição análoga à de escravo, supressão de documentos particulares, apropriação de bens ou rendimentos da pessoa idosa, furto mediante fraude, entre outros crimes.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar