O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol chega, neste sábado (15), à Praça dos Três Poderes, em Iranduba, às 19h. Trata-se da terceira edição do projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG).
O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso ao cinema e popularizar a produção audiovisual regional e de temas amazônicos, levando sessões de cinema em lugares de difícil acesso, de maneira sustentável e inclusiva, para comunidades em que o custo de um ingresso de cinema, na maioria das vezes, não cabe no orçamento.
Estão previstas 12 exibições de cinema ao ar livre, movido por meio de energia solar, nas regiões periféricas da cidade e em alguns municípios do interior do estado. Além das exibições dos filmes, os participantes assistem a palestras sobre a utilização de energia limpa e metodologias de conservação e preservação do meio ambiente.
Entre os filmes exibidos estão o curta-metragem infantil “Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari”, de Andrei Miralha e Petrônio Medeiros, e o documentário “Amazônia Pura Essência”, de Liliane Costa.
O próximo município que vai receber a ação neste mês de junho é Rio Preto da Eva, no dia 29. Mas no dia 19 de junho, data em que é comemorado o Dia do Cinema, uma edição especial vai acontecer no Mirante Lucia Almeida, localizado no Centro Histórico de Manaus, com distribuição de pipoca feita na hora para os participantes, deixando o cheiro de cinema no ar.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação