Solenidade de Corpus Christi contará com Educadores Ambientais

Solenidade de Corpus Christi contará com Educadores Ambientais

Nesta quinta-feira, 30/05, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi. Neste ano, a festa contará com cerca de 50 educadores ambientais, que foram formados pelo Projeto Travessias.

A Solenidade de Corpus Christi é uma festa cristã que celebra a Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O Corpus Christi é comemorado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Os educadores ambientais surgiram em 2019, motivados pela realização do Sínodo para a Amazônia, baseado na Encíclica Laudato Si. Sua primeira ação foi na Festa de Pentecostes, com o objetivo de apresentar a ação para muitos fiéis.

De acordo com a coordenadora, Andreza Weil, a iniciativa visa desenvolver ações socioambientais e educativas no âmbito da educação ambiental, nas diversas atividades da Arquidiocese.

A inclusão de educadores ambientais na celebração da Solenidade de Corpus Christi apresenta uma perspectiva de responsabilidade ambiental e da conservação da Casa Comum. Em 2019, foram retirados do Centro de Convenções 1000 kg de lixo. Em 2020 foram 300 kg e neste ano de 2024, foram retirados 400 kg de resíduos. A ideia é que aos poucos se diminua esse quantitativo.

 

Na Solenidade de Corpus Christi haverá um ponto específico, atrás do palco, para coleta dos resíduos eletrônicos, como:

📍Pilhas

📍Baterias pequenas

📍Cabos de aparelhos de celulares, de decodificadores,

📍Controles remotos

📍Brinquedos danificados que funcionem com baterias ou pilhas

📍Mouses, teclados pequenos.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar