A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) faz um alerta para incentivar as mães à doação de leite. No estado, atualmente, apenas 193 mulheres são doadoras, número abaixo do esperado para este período do ano.
O Estado possui três Bancos de Leite Humano (BLHs). Todas as unidades são responsáveis pela coleta, processamento e distribuição do leite para os bebês.
De acordo com a coordenação do BLH da Maternidade Ana Braga, que é o banco de leite referência do estado, em 2022, 880 mães foram doadoras, beneficiando 4.921 bebês. Em 2023, foram 707 doadoras, beneficiando 4.523 bebês. Em 2024, 1400 bebês já foram beneficiados, com 193 mulheres doadoras.
Conforme o BLH da Maternidade Ana Braga, muitas mães saudáveis e com excesso de leite não fazem doação por falta de conhecimento sobre a facilidade para realizar esse ato solidário. Segundo a coordenadora do BLHs da Maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, para uma mulher se tornar uma doadora de leite humano ela precisa estar em boas condições de saúde e estar com excesso de leite.
Primeiro, ela amamenta o seu bebê. Ao sobrar, ela faz contato com um dos bancos de leite, e aí a gente vai na casa da pessoa fazer o cadastro dela e dar as orientações devidas para a doação, detalha a coordenadora.
Após o cadastro no BLh, a doadora recebe um pote de vidro com a tampinha plástica rosqueável e as orientações necessárias. O motorista da unidade passa uma vez na semana de casa em casa para coletar as doações. Após a coleta, o leite segue para a pasteurização, para eliminar bactérias e vírus que possam estar presentes no leite. Logo depois, o alimento é armazenado e distribuído para os bebês prematuros que se encontram na UTIs.
Para doar, você precisa entrar em contato com qualquer um dos três Bancos de Leite e obter todas as orientações: BLH da Maternidade Galileia, nos números (92) 3643-5523 e 99170-5783; BLH da Maternidade Ana Braga, no (92) 3647-4235; e o BLH Fesinha Anzoategui, na Maternidade Balbina Mestrinho, no (92) 99339-0130.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação