O Amazonas vai intensificar ações de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia por meio do programa Floresta em Pé, iniciativa que terá financiamento do Banco de Desenvolvimento Alemão KFW, com recursos de mais de 13 milhões de euros para execução (aproximadamente R$ 70 milhões em valores atuais).
Nesta semana, em reunião com representantes do banco, na sede do Governo do Estado, o governador Wilson Lima ressaltou a parceria de financiamento aliada ao desenvolvimento socioeconômico ambiental.
O projeto Floresta em Pé faz parte do programa de Florestas Tropicais do KFW, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. A previsão é que parte dos recursos sejam aportados no segundo semestre deste ano. O gerente de projetos estratégicos do KFW, Klaus Köhnlein, explica quais serão os próximos passos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), o programa será implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), selecionada pelo KfW como entidade executora, assumindo toda a gestão financeira, administrativa e legal do Fundo.
Conforme dados do Imazon, o desmatamento na Amazônia, em 2023, chegou a marca de 4.030 km², o equivalente a 1,1 mil campos de futebol por dia.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / TV Brasil