Deu início nesta segunda-feira, 20/05, o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes. A atividade acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) até esta terça-feira, 22/05, e conta com a presença de organismos civis, parceiros e entidades católicas que trabalham em rede no combate a esta problemática.
O seminário é uma realização do Instituto de Assistência à criança e ao adolescente Santo Antônio (IACAS), Comitê Estadual de Enfrentamento contra Violência Sexual e Adolescentes, Mobilizar e Agir, PADAF e a Cáritas Arquidiocesana de Manaus.
Na luta incansável contra a violência sexual, o Projeto Iça Ação e Proteção da Cáritas Manaus, realiza um trabalho de conscientização e acompanhamento de vítimas da capital e interior. Segundo a coordenadora do projeto, Rosivane Anjos, o momento visa tratar sobre a incidência pública.
O Cardeal Leonardo Steiner esteve presente na abertura do seminário e em seu pronunciamento destacou que a sexualidade é dom de Deus. Um dom inviolável, e se ferido, pode perdurar toda uma vida.
A Arquidiocese de Manaus tem sido atenta a essa questão e integrada há outros organismos nesse combate. Dom Leonardo recorda o caminho já percorrido e o retrocesso do que já havia sido conquistado nestas lutas, como o Centro Integrado e os atendimentos na Delegacia Especializada.
Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), somente em 2023 foram recebidas 2.237 notificações de vítimas de abuso sexual e 60% desses são de estupro de vulnerável.
Além disso, foram discutidas políticas públicas e estratégias de atuação que possam ser implementadas de forma efetiva para combater esse grave problema social.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar, informação a serviço da cidadania.