O Ministério da Saúde registrou, em 2023, a doação de 253 mil litros de leite humano. Com isso, 225.762 recém-nascidos foram diretamente beneficiados. Para ampliar esse quantitativo, a pasta lançou, nessa segunda-feira (06), a campanha ‘Doe leite materno: vida em cada gota recebida’. A meta para este ano é ampliar mais 5% a oferta a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.
O secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, fez um chamado à população sobre a importância de se doar leite humano.
É preciso dizer o quanto isso melhora a vida das crianças que estão numa fase fundamental de seu crescimento e do seu desenvolvimento. Também da importância da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), que tem crescido no Brasil.
A doação de leite humano traz benefícios aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais e não podem ser amamentados pela própria mãe. As chances de recuperação e de uma vida mais saudável aumentam se a alimentação exclusiva com leite humano for possibilitada.
A campanha nacional também terá foco no apoio à mulher trabalhadora que amamenta. A pasta estimula e certifica empresas que mantêm salas de apoio à amamentação seguindo diretrizes nacionais. Atualmente, são 274 salas certificadas em todo o país. O espaço permite a coleta e o armazenamento de leite por mães trabalhadoras, além de ser ponto de apoio e conforto para lactantes com seus bebês.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação