A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o edital do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) para apoio financeiro a projetos referentes à Campanha da Fraternidade. O edital estabelece que o valor máximo a ser concedido a cada projeto é de até R$ 40.000,00.
Os projetos devem atender a um dos três eixos de apoio, disponíveis, como:
Eixo 1 – Projetos de reconstrução do tecido social através de iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
Eixo 2 – Projetos de apoio e integração social de migrantes, refugiados e povos tradicionais.
Eixo 3 – Projetos de socorro emergencial aos mais vulneráveis da sociedade e de promoção e geração de emprego e renda.
O auxílio financeiro é arrecadado na Coleta Nacional de Solidariedade que acontece anualmente no Domingo de Ramos. A iniciativa objetiva escolher projetos que estejam em comunhão com a fraternidade e o fortalecimento da amizade social, como explica o secretário executivo de campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.
Os candidatos também podem pleitear o Fundo Diocesano de Solidariedade ou Fundo Arquidiocesano de Solidariedade de acordo com sua realidade, destaca o secretário.
As inscrições contam com prazo, análise e execução do projeto. É necessário estar atento quanto às exigências do edital. Os candidatos devem se inscrever na plataforma FNS (fns.cnbb.org.br).
Edital-do-FNS-2024 Guia-de-Cadastramento-na-Plataforma-do-FNS
Guia-de-Cadastramento-na-Plataforma-do-FNS
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar