Um dos envolvidos já tinha sido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo mesmo crime.
Três pessoas foram presas, nessa terça-feira – 30/04, suspeitas de integrar um grupo criminoso que desviava medicamentos e produtos hospitalares de unidades de saúde do Amazonas. As investigações iniciaram há cerca de um mês, após a Secretaria Estadual de Saúde identificar inconsistências no quantitativo dos insumos, destaca a titular da pasta, Nayara Maksoud.
A polícia identificou que um motorista, de 51 anos, que trabalhava na unidade hospitalar era o responsável por desviar medicamentos, insumos e instrumentos médicos. Ele contava com a ajuda de um empresário, de 54 anos, que revendia clandestinamente os produtos por valores abaixo do mercado. O delegado Cícero Túlio, titular do 1° Distrito Integrado de Polícia – DIP, explica que ambos foram monitorados durante as investigações.
A polícia identificou que os materiais eram transportados em uma ambulância até a casa do motorista, onde ficavam estocados, até que o empresário encontrasse compradores para a mercadoria. Ainda segundo a investigação, o empresário já havia sido condenado a 11 anos e 8 meses de prisão pelo mesmo crime de desvio de medicamentos, praticado em 2016.
- Operação Tamoiotatá inicia em todo o Sul do Amazonas para combater crimes ambientais
- Em Manaus, homem é preso por importunação sexual
Um segundo empresário envolvido no esquema criminoso adquiriu os produtos com o objetivo de vender para o interior do Estado. Os três homens vão responder por organização criminosa, furto qualificado, peculato doloso e receptação qualificada.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar