A igreja católica celebra São José Operário no dia 1º de maio. Em 1955, o pai adotivo de Jesus ganhou, além de 19 de março, mais um dia em sua homenagem. A data foi instituída pelo Papa Pio XII quando o proclamou como patrono dos trabalhadores.
Em Manaus, o Santuário de São José Operário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, já está com a programação em aberto. O tema deste ano é “Com São José, trabalho, pão e dignidade”. Neste sábado, tem início o tríduo em honra ao padroeiro, como explica o reitor do Santuário, padre Chicão.
No dia 30 de abril ocorrerá a transladação da imagem de São José, após a missa das 19h, com saída do Santuário para a Comunidade São José, esposo de Maria, localizada na avenida Curaçao, bairro Cidade Nova. Já no dia 1º de maio, a programação tem início a partir das 9h, com missa seguida de romaria rodoviária até o Santuário de São José. Ao final, terá benção dos veículos. Já às 17h, os fiéis são convidados a participar da missa e procissão. Na chegada, terá a benção das carteiras de trabalho e arraial.
A igreja realiza a campanha de doação de flores para São José. Elas serão usadas no andor no dia da festa. Os interessados em colaborar devem procurar a secretaria do santuário, ou entrar em contato pelo telefone (92) 98859-4464.
Tânia Freitas – Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação