A Semana Nacional do Registre Civil terá como foco, neste ano, grupos em situação de vulnerabilidade social. A campanha Registre-se vai ocorrer na capital e no interior do Amazonas, entre os dias 13 e 17 de maio.
Cartórios de Registro Civil de todo o país vão emitir a 1ª e 2ª via da certidão de nascimento para populações indígenas, refugiados e migrantes, pessoas em situação de rua e população carcerária. A ação faz parte da Semana Nacional do Registro Civil, que vai ocorrer entre os dias 13 e 17 de maio, coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça – CNJ.
- Curso de Defesa Pessoal Feminina oferta 100 vagas para mulheres a partir de 18 anos
- “Caravana do Empreendedor” oferece oficinas e consultorias gratuitas, na Zona Norte de Manaus
No Amazonas, além da capital Manaus, os municípios de Barcelos, Benjamin Constant e Tabatinga, vão contar com ação. Na capital amazonense, os atendimentos vão ser ofertados no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na zona Centro-Sul da cidade, nos dias 13, 14 e 15 de maio. Já em Barcelos, a ação vai ocorrer nos dias 14 e 15 de maio; em Benjamin Constant, será entre os dias 13 e 15; e em Tabatinga, no período de 13 a 17 de maio.
O Juiz Rafael Cró, coordenador do evento no Amazonas, explica que o principal objetivo é erradicar o sub-registro civil no país.
Ainda segundo o magistrado, outras instituições vão participar da ação de cidadania.
Durante a campanha, também serão emitidas vias da Carteira de Identidade Nacional – CIN, CPF, Declaração de Nascido Vivo – DNV, dentre outros serviços.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar