A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTT) do Senado realiza, nesta quarta-feira (06), audiência pública interativa para discutir estratégias científicas e de inovação para o combate efetivo da dengue.
Já confirmaram presença no debate o coordenador-geral de Ciências da Saúde do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago de Mello; o pesquisador da Fiocruz, Luciano Andrade Moreira; e Natalia Verza Ferreira, diretora-geral no Brasil da empresa britânica Oxitec, especializada em biotecnologia.
A audiência pública foi requerida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O requerimento foi aprovado há duas semanas pela CCT por conta do grande aumento da doença no país nos primeiros meses deste ano, o que fez vários estados e municípios decretarem estado de emergência.
O objetivo da audiência é discutir o uso de tecnologias emergentes e abordagens científicas inovadoras contra a doença, além do potencial de vacinas e do desenvolvimento de armadilhas mais eficazes contra o mosquito que transmite o vírus da dengue.
Segundo dados painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, o país já registra mais de 1,2 milhão de casos de dengue neste ano, com 278 óbitos confirmados e 744 em investigação.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação