Profissionais da saúde do Amazonas participam, durante esta semana, do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada. O curso, de iniciativa do Ministério da Saúde, visa capacitar os especialistas para atuarem em situações de emergência epidemiológica.
50 profissionais da saúde, sendo 13 gestores do Amazonas, participam do curso que iniciou nesta segunda-feira 04/03 e vai até a sexta-feira 08/03. O programa do Ministério da Saúde, em parceria com Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS, tem o objetivo de capacitar especialistas de nível superior para atuarem em situações de emergência epidemiológica.
- USF São Vicente de Paulo tem atendimentos suspensos a partir desta segunda (4)
- Com mais de 1,6 mil casos, FVS confirma surto de Febre Oropouche no Amazonas
A técnica do EpiSUS do Ministério da Saúde, Danielly Soares, destaca que o curso treina os profissionais para o gerenciamento de atividades em momentos de emergência na saúde, dando-lhes capacidade de atuação em diversos setores.
Roberta Danielli do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas – Cievs, é uma das profissionais amazonenses que participa do módulo. Para ela, a capacitação é uma oportunidade de preparação para atuar em situações de crise.
Também participam do curso, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Amazonas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar