As plaquetas são componentes do sangue que ajudam a controlar sangramentos e beneficiam muitos pacientes, especialmente pacientes em tratamento de câncer, vítimas de trauma, pacientes de cirurgias cardíacas ou com hemorragias.
O método utilizado para a doação de plaquetas é chamado aférese, através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento o qual irá separar parte das hemácias ou das plaquetas para doação. O equipamento vai reter apenas as células necessárias, devolvendo para o doador as restantes. Todo o processo dura entre 90 minutos a 2 horas e a reposição das plaquetas no organismo é rápida, em apenas 48 horas todas as células estão repostas.
No ano de 2022 foram registradas 200 doações. Já em 2023, o número saltou para 800 bolsas coletadas. Em 2024, a meta é manter 70 doações mensais, como explica Fernanda Liane, Assistente social da captação de doadores do Hemoam.
Qualquer pessoa que faz a doação de sangue convencional pode fazer a doação de plaquetas por aférese. Para isto, basta comparecer ou ligar para o setor de Serviço Social do Hemoam 3655-0166 e realizar o agendamento.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar