Profissionais de saúde bucal da prefeitura utilizam aplicativo para rastreio do câncer de boca.O aplicativo “TeleEstomato – Amazonas” oferece aos profissionais da rede básica suporte no diagnóstico do câncer bucal, possibilitando o compartilhamento de casos suspeitos, orientação via teleconferência e esclarecimento de dúvidas sobre casos e procedimentos. Conforme a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, por meio da plataforma, é possível compartilhar dados clínicos e registros fotográficos de lesões suspeitas na cavidade oral de usuários atendidos.
O sistema foi desenvolvido por pesquisadores estomatologistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para utilização gratuita por cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados são enviados a estomatologistas da Universidade, que atuam como consultores e que irão recomendar ou não a realização de biópsia, para confirmar a presença ou ausência de câncer, possibilitando o tratamento adequado. No último ano, foram diagnosticados 12 casos de câncer bucal a partir de quase 120 biópsias em usuários atendidos nas unidades da Semsa, sem o uso do ‘TeleEstomato’. Com a ferramenta, a expectativa é dobrar essa quantidade.
- Semasc promove 2ª edição do mutirão de serviços públicos “Manaus Mais Cidadã”
- Centro de Referência da Assistência Social é reinaugurado no Alvorada
Inicialmente, o aplicativo seria lançado apenas para uso na Capital, mas devido à distância geográfica, foram chamados coordenadores de saúde bucal dos municípios para levar essa ferramenta e reforçar o rastreio do câncer bucal no interior do Amazonas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar