A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) apresenta o Roteiro Celebrativo: “Cultivar a Memória e Semear Esperança”, um subsídio para a celebração dos 10 anos de fundação da rede. A comunidade é convidada a participar deste momento de oração em ação de graças por esse sonho, que teve início na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida (SP), com o objetivo de criar consciência sobre a importância da Amazônia para toda a humanidade.
O roteiro está dividido em quatro encontros: o primeiro aborda o tema “Amazonizar a Humanidade”, destacando os saberes ancestrais e os testemunhos das quebradeiras de coco. O segundo encontro trata dos seminários Laudato Si’ e relembra a trajetória da rede ao longo desses anos na luta por uma ecologia integral. O terceiro encontro foca no Sínodo para a Amazônia, enquanto o quarto encontro recorda a celebração dos 50 anos do encontro de Santarém.
A articuladora da rede no Brasil, Doris Vasconcelos, destaca que o documento é destinado a ser utilizado como um momento de oração e reflexão, abordando os desafios enfrentados, as falhas ao longo do percurso e a renovação da esperança para continuar a caminhada da rede na Amazônia.
A REPAM está presente em nove países que abrigam a floresta amazônica em seus territórios: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar