Neste domingo, 11/02, Dom Raimundo Vanthuy tomou posse como bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, município do Amazonas. O início do seu Ministério Episcopal foi marcado por uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus e presidente do regional norte 1, Cardeal Leonardo Steiner e contou com a participação de bispos do regional, agentes de pastorais, padres, religiosos, autoridades, amigos e familiares. A Santa Missa ocorreu no Ginásio Arnoldo Coimbra.
Após 15 anos de doação, o então bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Taschetto Damian, entregou a Dom Vanthuy o báculo, que é uma espécie de cajado usado pelos pastores. Assim o novo pastor recebe o cajado e o rebanho de ovelhas que é o povo da diocese. Num gesto de despojamento e humildade, após receber o báculo, o novo bispo rezou a celebração com os pés descalços.
Após a homilia, o novo bispo apresentou seus pais, familiares e sacerdotes que o acompanharam no decorrer da sua caminhada desde sua participação no clero de Roraima. Na ocasião, os pais do bispo, apresentaram a veste e a vela usada em seu batizado, realizado em 1973. Esta vela foi acesa também na sua Primeira Comunhão, Crisma, Ordenação Diaconal, Ordenação Presbiteral e agora em sua missão Episcopal.
O bispo expressou gratidão, desejo de servir junto do povo e caminhar em comunidade.
Dom Vanthuy foi acolhido por 23 etnias indígenas e fará parte da evangelização do município brasileiro com o maior número de povos originários já registrados.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: Luis Miguel Modino, Assessoria Regional Norte 1