Este ano de 2024 reserva muitas oportunidades para quem deseja ingressar na carreira de funcionário público. Mas para conseguir a aprovação, é necessário organizar uma rotina de estudos estratégica, além de manter a disciplina.
Conversamos com um especialista em preparação para concursos públicos com mais de 20 anos de experiência, o professor Max Rodrigues, que compartilhou dicas valiosas sobre como o concurseiro deve projetar o seu dia a dia até a data da prova. Ele destaca que um dos maiores erros do candidato, é esperar o edital ser divulgado para iniciar os estudos.
O concurseiro precisa ler o edital, observar minuciosamente o que está descrito e resolver o máximo de questões da banca organizadora do concurso. Com esse resultado o concurseiro está mais próximo de ser aprovado.
Os assuntos a serem estudados, vão depender do edital e do cargo pretendido, mas a língua portuguesa é uma disciplina regular em todos os concursos.
Ao seguir uma rotina de estudos bem estruturada os candidatos aumentam suas chances de sucesso. Outra dica importante é a elaboração de um planejamento que auxiliará na preparação.
Ouça a matéria em áudio:
Mais de um milhão de pessoas já se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A prova acontece simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia 5 de maio.
O Concurso Público Nacional Unificado, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é um modelo de realização conjunta de concursos públicos para cargos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de fevereiro através do site do Governo Federal.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar