A cidade de Manaus tem 1,6 mil áreas de risco que concentram 52 mil moradias impróprias. A afirmação é do secretário de Habitação e Assuntos Fundiários de Manaus, Jesus Alves, com base em um levantamento da Defesa Civil do município.
Em entrevista à Rádio Rio Mar, nesta quarta-feira (24), o secretário afirmou que as pessoas vivem em condições precárias principalmente em razão da condição socioeconômica.
Jesus Alves fez um apanhado de fatores que levaram ao crescimento populacional de Manaus, por consequência, ao aumento na carência de habitações e moradias em áreas de risco.
“Manaus tem mapeadas pela defesa civil 1,6 mil áreas de risco. Isso significa dizer que temos cerca de 52 mil unidades habitacionais em áreas que não deveriam estar. Em Manaus nós temos, aproximadamente, 360 mil pessoas (nestas condições). As pessoas, nas suas dificuldade, acabam se submetendo a isso”, disse o secretário.
De acordo com Jesus Alves, para começar a minimizar os efeitos do déficit habitacional, Manaus é a cidade que mais recebeu investimentos do programa Minha Casa Minha Vida em todo o País e, de início, terá a construção de 4,4 mil unidades habitacionais.
Conforme o secretário (assista a entrevista completa abaixo), a ordem de serviço para a construção das primeiras 3,6 mil unidades habitacionais pode ocorrer já em fevereiro.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Lucas Silva/Semcom
Prefeitura desapropria áreas no Tarumã e no Lago Azul para Minha Casa Minha Vida