Mais de meio milhão de pessoas no Amazonas que recebem os benefícios do Programa Bolsa Família. Boa parte dessas pessoas que precisam estar com Cadastro de Pessoa Física atualizados na Receita Federal. É que possíveis problemas com o CPF podem gerar dor de cabeça para os amazonenses, no início de ano. De acordo com Rosileide de Paula, gerente da Secretaria de Renda e Cidadania do Governo Federal, as pendências com o CPF podem resultar em bloqueio do pagamento do Bolsa Família, já no mês de janeiro.
Em todo Brasil, quase cem mil pessoas poderão ter o saque bloqueado, devido a irregularidades no CPF ou no Cadastro Único. Além disso, o benefício pode deixar de ser pago se a pessoa também tiver problemas com a justiça eleitoral, tiver deixado de votar, por exemplo, sem justificativa. Outra situação que pode levar ao bloqueio do pagamento é ter nome com mais de um CPF, pendência com o Imposto de Renda ou pendência de titularidade, que é quando o CPF estiver incorreto no cadastro do Governo, como explica a Advogada, Andreza Cavalcante.
Para verificar se estar tudo certo ou se há pendências, é preciso acessar o site da Receita Federal. Você escolhe a opção consultar CPF e digita o número do documento e a data de nascimento. Essa regularização deve ser feita junto a própria Receita Federal. Todas essas informações estão disponíveis em www.gov.br/receitafederal
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet