Os perfumes com plantas amazônicas são produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Lecita Fonseca Ramos, que fica na bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. O objetivo é fazer com que os estudantes aprendam a Química de uma didática. E foi através da alquimia das fragrâncias, que o professor Roberth Fernandes, encontrou o caminho para ensinar os estudantes.
Para produzir os perfumes, os alunos utilizam plantas como o Capim Santo, manjericão e o hortelã, cultivados na horta da escola. Por meio do processo químico feito em sala de aula, que os estudantes extraem os extratos das plantas. Para a estudante, Vitória Lima, a experiência fez com que ela compreendesse o processo de fabricação dos aromas.
As fórmulas químicas fabricando perfumes tem um custo baixo. Por causa disso, alguns estudantes já pensam em se profissionalizar na produção de aromas com fragrâncias masculinas e femininas. O estudante Paulo Viana pensa em empreender nesse ramo no futuro.
No projeto, o professor e os alunos construíram uma espécie de destilador artesanal, feito com materiais alternativos de baixo custo e fácil acesso, como panela de pressão, garrafão PET de 20 litros, cobre e torneiras. Os instrumentos foram utilizados na extração de essências naturais de plantas cultivadas dentro da horta escolar.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet