Anualmente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade (CF) e convida os fiéis católicos a refletirem um tema de acordo com a atualidade. Para o ano de 2024, a CNBB propõe a reflexão do tema: Amizade Social inspirada na Encíclica do Papa Francisco, a Fratelli Tutti.
Em comunhão com a Igreja no Brasil, a Arquidiocese de Manaus promove encontros formativos para o entendimento da campanha e também capacita agentes para que sejam multiplicadores do tema. No início de dezembro foi realizado em Manaus um encontro no Centro de Treinamento Maromba com o método ver-julgar e agir. A atividade contou com 25 representantes das nove igrejas locais que fazem parte do Regional Norte 1.
O método ver, foi assessorado pelo Vice – Presidente da Cáritas, Padre Alcimar Araújo, que destacou os desafios de construir a sociedade a partir da fraternidade, das boas ações e da comunhão.
A campanha vem para retomar a vida partilhada e comunitária, pois é uma característica da igreja. É necessário semear, viver o evangelho, afirma Padre Alcimar.
No próximo ano, a CF comemora 60 anos de edições em âmbito nacional. São seis décadas abordando temas relevantes para a igreja, sociedade e em comunhão com outras igrejas de denominação cristã. Tem por objetivo aprofundar sempre os laços de fraternidade e solidariedade entre a igreja e o povo, proporcionando ações para minimizar impactos desta realidade na vida do povo Brasileiro.
A CF tem três objetivos permanentes: 1) despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; 2) educar para a vida em fraternidade; 3) renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar