Ministério Público cobra providências do Governo do AM sobre precariedade no IML e no IC

O Ministério Público do Amazonas cobra providências do Governo do Estado sobre precariedade no Instituto Médico Legal e no Instituto de Criminalística. A ação ocorreu durante uma fiscalização do órgão judiciário que constatou diversas irregularidades.

Materiais são custeados pelos próprios servidores do Estado (Foto Divulgação)

Materiais são custeados pelos próprios servidores do Estado (Foto Divulgação)

No último dia 01/12, o Ministério Público do Estado – MP/AM constatou diversas carências operacionais no Instituto Médico Legal – IML e no Instituto de Criminalística do Amazonas. Dentre as irregularidades, foram identificadas a falta de câmaras frigoríficas e prédios em condições precárias. As inspeções estão previstas na Resolução 20 de 2007 do Conselho Nacional do Ministério Público.

De acordo com o coordenador da inspeção e promotor de Justiça, Iranilson Ribeiro, as deficiências atingem em cheio a parte estrutural dos institutos.

A parte de insumos, também, está bastante comprometida. Materiais chegam a ser custeados pelos próprios servidores do Estado.

Ainda segundo o promotor, o Ministério Público do Amazonas entrou com ações na Justiça para obrigar o Estado a reestruturar os Institutos, mas o Governo do Amazonas recorreu.

A falta de estrutura pode comprometer investigações e os atendimentos às demandas da população.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar