Novos relatórios de acompanhamento da qualidade da água dos poços que abastecem Parintins, realizados no final de novembro, pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), indicam a permanência da contaminação por nitrato e alumínio, em altíssima concentração. Por conta disso, o pH da água apresenta acidez elevada, fora dos padrões recomendados para o consumo humano.
As análises não identificaram a presença de resíduos que apontem que venha sendo feito tratamento com cloro, uma exigência em captação subterrânea. Nas coletas realizadas, o índice de cloro na água foi zero. Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, são necessárias medidas urgentes e imediatas.
Os relatórios foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgão ao qual a Cosama é vinculada. Também serão enviados à Prefeitura do município e aos órgãos competentes. Em Parintins, as ações de saneamento são executadas por empresa municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
No dia 27 de novembro, a coleta da água foi feita em 18 pontos da cidade. Em todos eles, o pH, que deve estar entre 6 e 9, ficou abaixo do desejado – no máximo, chegando a 3,87. A presença de nitrato, nesse dia, foi registrada em todos os pontos de coleta, em alta concentração. O nitrato é uma substância que indica a contaminação da água por resíduos de esgoto.
No dia 28, a coleta foi realizada em 10 pontos da cidade. Em todos eles, o pH ficou abaixo de 6, entre 2,3 e 3,75, indicando alta acidez, muito além do satisfatório. Foi constatada a contaminação por nitrato, ficando na faixa de 100 mg/l.
No dia 29, mais uma vez foi constatada a contaminação por nitrato, com resultados na faixa de 100 mg/l. Os níveis alcançados na Escola Estadual Tomazinho foram de 238,0 mg/l, um dado extremamente preocupante.
Também em novembro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, se colocou à disposição da Prefeitura de Parintins para ajudar no que for preciso, para melhorar o serviço de tratamento e abastecimento de água da cidade.
Na última sexta-feira (1º), a contaminação dos poços que abastecem a cidade foi tema de Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no município.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Cosama