Os golpistas usam dados pessoas de aposentados e pensionistas para realizar empréstimos consignados em nome dos idosos. Esses golpes já causaram prejuízos a mais de 60 mil aposentados e pensionistas no Brasil. A Dona Francisca Chagas, foi uma das vítimas dos criminosos. A aposentada teve valores debitados na sua conta bancária, sem que ela tivesse solicitado. Ouça o depoimento da idosa:
Este ano, as autoridades de segurança e proteção ao consumidor, registraram mais de 70 mil queixas relacionadas ao empréstimo consignado. O que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado, como explica a coordenadora de serviços financeiros, Ione Amorim. Ouça o que diz a especialista:
A especialista em serviços financeiros diz ainda que os aposentados e pensionistas que notarem uma movimentação estranha na conta, devem procurar o banco que concedeu o empréstimo indevido. Ouça o alerta da especialista:
O idoso que se sentir enganado também pode registrar uma reclamação formal junto ao portal do consumidor do Governo Federal.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet