Dos últimos 90 dias, o Estado do Amazonas passou por pelo menos 70 dias com poucas chuvas com tempo seco e com altas temperaturas. O forte calor causou transtornos a população durante todo verão Amazônico. Mas agora, o clima começa a mudar. A frequência de chuvas vai ser maiores a partir desse mês de novembro e indicam que o Amazonas já entrou no período de transição do tempo seco para a estação chuvosa, como explica o ambientalista, Carlos Durigan.
Com início da transição do período seco para a estação chuvosa, a seca dos Rios no Amazonas já começa a dar sinais de estabilidade. O Rio Negro em Manaus registra pelo quinto dia seguido à marca de 12 metros e 70 centímetros, o que indica uma estabilidade. O mesmo acontece no Rio Solimões, onde as águas já começaram a subir, como afirma Jussara Cury, geóloga do Serviço Geológico do Brasil.
A incidência de chuvas na região vai a aumentar, isso alivia o calor e eleva o volume dos rios na bacia amazônica. Mas os efeitos negativos da maior estiagem de todos os tempos devem continuar até meados do mês de dezembro.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet