600 kg de maconha do tipo skunk foram apreendidos durante a operação Hórus deflagrada na madrugada de quinta-feira (19), pela Secretaria de Segurança Pública. A ação aconteceu no Rio Negro, nas proximidades do município de Novo Airão.
De acordo com a equipe que participou da operação, após uma denúncia anônima, foi realizado o acompanhamento e monitoramento de um bote que navegava em atitude suspeita, saindo do município de São Gabriel da Cachoeira com destino a Manaus. Nas proximidades da capital, foi realizada uma abordagem e localizado 210 tabletes de maconha do tipo skunk, como destaca o Capitão Diego Magalhães – Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas.
”Recebemos uma denúncia através do 181, e aí passamos a monitorar o deslocamento dessa embarcação que ela saiu do Município de São Gabriel da Cachoeira com destino a Manaus, chegando nas proximidades aqui de Manaus, nós contamos com o apoio do policiamento ambiental e fizemos a abordagem inicial, pois era suspeito uma embarcação de pequeno porte com cinco indivíduos em cima, trafegando naquela naquele horário da noite, então foi feito a abordagem , e conseguimos identificar as drogas, eles fizeram questão de transportar de uma forma bem explícita, estava dentro de uma caixa de isopor como se fosse uma geleira, e o restante estava ocultado dentro dos bancos da embarcação,” disse o Capitão.
- 183 crianças e adolescentes são resgatadas em operação nacional contra a exploração sexual
- Polícia Civil deflagrou operações e ações que resultaram na prisão de 23 infratores no Amazonas
Cinco pessoas foram presas, três brasileiros, um boliviano e um venezuelano que é proprietário da embarcação.
Ainda durante a ação, os criminosos revelaram à polícia que havia mais drogas escondidas nas proximidades do Arquipélago de Anavilhanas. No local, foram apreendidos mais 320 tabletes de drogas, totalizando 600 kg de entorpecentes.
”Ainda durante as diligências, eles confessaram que tinha outra quantidade de drogas, já mais próximo do arquipélago, e que eles iam fazer o escoamento devagar aqui para a cidade”, disse a autoridade policial.
O prejuízo ao crime organizado é estimado em mais de R$ 9 milhões. A ocorrência foi apresentada no Denarc – Departamento de Investigação sobre Narcóticos, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar