50% dos aposentados já recorreram a crédito para pagar contas e despesas

A aposentadoria ainda não representa estabilidade financeira para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa, 5 em cada 10 aposentados já precisaram recorrer ao crédito para pagar despesas, enquanto 35% costumam buscar crédito especificamente para cobrir gastos considerados essenciais.

O especialista em educação financeira da Serasa, Rodrigo Costa, destaca que os dados revelam uma série de dificuldades enfrentadas por este público.

O estudo mostra também que 44% afirmam que o risco de endividamento aumentou após a aposentadoria. Além disso, 44% têm receio de precisar de ajuda de outras pessoas para conseguir se manter, enquanto 33% enfrentam dificuldades para manter as contas básicas em dia, evidenciando a vulnerabilidade financeira desse grupo.

Apesar dos desafios enfrentados, 65% dos aposentados afirmam que se planejaram financeiramente para esse momento da vida, refletindo tentativas de reduzir a dependência exclusiva do benefício previdenciário e garantir maior previsibilidade financeira ao longo dos anos.

Mesmo diante das restrições financeiras, a aposentadoria também é vista como um período de reorganização de prioridades e realização de planos pessoais. Entre os principais desejos para essa fase da vida, 40% dos aposentados afirmam que pretendem viajar, 40% desejam quitar dívidas e 39% querem aproveitar melhor o tempo livre.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Freepik

 

  • Sakuratoto