De acordo com o INSS, a antecipação do 13º beneficiará cerca de 30,5 milhões de brasileiros, entre aposentados e pensionistas. A medida do Governo Federal deverá injetar aproximadamente R$56,7 bilhões na economia. Para alguns é momento de sair do vermelho, já para outros é hora de guardar com medo da instabilidade econômica, bem como da subida constante dos preços. É o caso da aposentada Maria Queiroz.
O direito a antecipação se estende aos segurados que durante o ano de 2022 receberam auxílio-acidente ou por incapacidade temporária, pensão por morte ou auxílio-reclusão ou aposentadoria.
O pagamento será realizado em duas parcelas, junto com o benefício de cada mês. Na 1ª parcela será disponibilizado 50% do valor, no período de 25 de abril a 6 de maio. O restante será pago na segunda parcela, menos o valor devido do imposto de renda para quem se aplicar, isso a partir do dia 25 de maio até 7 de junho. Normalmente, o 13° para este público é pago nos meses de agosto e novembro. O objetivo da antecipação é amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19.
Silberto Silva, da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, o salário extra já tem uma finalidade para muitos a serem beneficiados
Mas é preciso ficar atento para não cair em golpes, comuns neste tipo de situação.
Para saber o dia correto do seu pagamento, o aposentado ou pensionista precisa saber o número do seu benefício. Confira o calendário de pagamento do benefício do INSS no link: calendário INSS
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Governo Federal