Vigília Pascal celebra a festa mais importante da Igreja Católica, a ressurreição de Cristo

Vigília Pascal celebra a festa mais importante da Igreja Católica, a ressurreição de Cristo

“Noite mil vezes feliz”

Neste sábado santo, 30/03, os cristãos católicos reuniram-se para celebrar a Vigília Pascal, festa litúrgica mais importante da igreja. Em Manaus, a celebração foi-presidida na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, pelo Arcebispo,Cardeal Leonardo Steiner e concelebrada pelo Pároco Padre Flávio Gomes, o vigário, Padre Marcos Aurélio, auxiliado pelo diácono Edson Ferreira

A celebração da Ressurreição de Cristo, também considerada a noite mil vezes feliz, é um momento de profunda importância na vida da Igreja, pois celebra a vitória de Cristo sobre a morte.

A cerimônia começou com o Rito do Fogo na área externa da igreja, com o acendimento do círio pascal. O círio que representa a luz de Cristo, foi cravado com cinco grãos nas letras alfa e ômega do alfabeto grego, simbolizando o princípio e o fim de tudo. No círio também está gravado o ano corrente,  2024.

Em seguida do rito do fogo, os fiéis entraram na igreja para dar continuidade à celebração, que incluiu leituras bíblicas e salmos retratando a história da salvação. A vitória de Cristo sobre a morte, representa a luz sobre as trevas, a força inabalável, na qual o cristão deve se firmar para uma vida nova, disse o Cardeal em sua homilia.

Durante a vigília, ocorreu a renovação das promessas do batismo. Os fiéis foram convidados a acender suas velas e a reafirmar publicamente, seu compromisso cristão e profético.

Este momento de fé e renovação é fundamental para os fiéis católicos. Não é uma simples festa litúrgica, mas uma profunda experiência espiritual de renascimento e esperança.

A celebração da Páscoa se estenderá por 50 dias, culminando no Pentecostes, a festa do Espírito Santo, quando o Círio Pascal será apagado.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar