No último sábado (22), o vigilante José Eduardo Santana Lima, de 20 anos foi baleado durante uma tentativa de assalto na avenida Max Teixeira, na Zona Norte de Manaus. Segundo informações da família da vítima, três criminosos embarcaram no ônibus da linha 640 e ordenaram que as vítimas entregassem os pertences de valor, atiraram contra a vítima e desceram em uma área de mata, dois deles foram capturados e presos. A vítima, atingida com um tiro no pescoço, foi encaminhada para o centro cirúrgico do hospital Platão Araújo.
- Polícia Civil prende homem por furtos de armas de fogo de policiais e agentes de segurança
- Durante fiscalização, ônibus do transporte rodoviário é retido por irregularidades
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou neste ano, um levantamento que indica queda de 8% nos casos de roubos a ônibus, em Manaus. Ainda segundo as estatísticas, na comparação com os últimos dois anos, os dois primeiros meses de 2023 registraram o menor número desse tipo de crime.
Ouça esta reportagem em áudio:
Para evitar assaltos aos coletivos, o Sinetram tem reduzido a circulação do dinheiro em espécie dentro dos ônibus. E a Prefeitura de Manaus lançado alternativas com pagamento via PIX para passageiros que utilizam o Cartão Passa Fácil. A polícia Civil investiga os grupos especializados em assaltos a ônibus. Caso seja vítima desse tipo de crime, basta procurar a delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência (BO), ou acessar o site delegaciavirtual.sinesp.gov.br e formalizar a denúncia.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar