Passar trote para o 192 do Samu Manaus tornou-se uma ação rotineira. Em 2023, foram registrados 28.217 ocorrências dessa natureza, uma média de 78 ligações falsas por dia. Somente nos primeiros quatro meses de 2024, já são 5.290 trotes. Em média, 44 chamados falsos diariamente. Este cenário coloca em risco a vida de pessoas, como explica a secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe.
Trote não é uma brincadeira de mau gosto, é um ato criminoso. De acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro passar trotes aos serviços de emergência é crime passível de pena de um a seis meses de detenção. Menores também podem receber medidas socioeducativas. Isso é o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por considerar esse tipo de ligação um ato infracional gravíssimo.
O Samu Manaus atende a população por meio de ambulâncias e motolâncias, assim como por meio de ambulanchas e UTI aérea. Os atendimentos podem ser solicitados pelo 192. A ligação é gratuita. As chamadas são classificadas pelo médico regulador em nível de urgência, que podem resultar em um aconselhamento médico até o envio de equipes ao local da ocorrência.
Tania Freitas / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa