Candidato a presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que tem o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) como vice e o apoio do presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido), esteve em Manaus, nesta quarta e quinta-feira (06 e 07), em campanha para a eleição interna no legislativo, que acontece em 1º de fevereiro.
Ele prometeu alocação de recursos de emendas impositivas para asfaltar a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
Para isso, porém, ele afirmou que vai ser preciso derrubar vetos do presidente Jair Bolsonaro, feitos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada em dezembro do ano passado.
Bolsonaro vetou trechos que previam a alocação de dinheiro em obras e serviços que eventualmente só terão andamento em 2022. Foram vetadas emendas orçamentárias cuja execução dependa de consulta ao relator-geral do Orçamento e às comissões permanentes do Congresso.
Assim, o governo se comprometeu a pagar apenas as emendas impositivas individuais (deputados e senadores) e de bancada estadual.
Para conseguir o dinheiro da pavimentação da BR-319, Arthur Lira disse que é preciso obrigar o governo a pagar também as emendas impositivas de comissões e do relator-geral.
A pavimentação da BR-319 depende de emendas impositivas porque, novamente, o governo federal não reservou dinheiro na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a obra.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Marcelo Ramos