O Secretário de atenção primária do Ministério da Saúde, médico ginecologista Raphael Câmara Medeiros Parente, veio à Manaus nesta semana, receber a medalha de ouro “Cidade de Manaus”, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Manaus. A cerimônia para entrega da honraria foi realizada nessa quinta-feira (15) com a participação do prefeito de Manaus David Almeida.
Rafael Medeiros foi o enviado pelo Ministério da Saúde para prestar assistência em Manaus no início do ano, quando os casos de Covid-19 explodiram e os hospitais e Unidades Básicas de saúde da capital estavam prestes a entrar em colapso. O médico ficou na cidade por 20 dias.
Quem propôs a homenagem foi o vereador Raiff Mattos e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Para justificar a concessão da medalha, o vereador descreve a função de Raphael Medeiros no Ministério da Saúde, que é “intermediar repasses e incentivos de custeio emergencial aos municípios para fortalecimento no combate a pandemia da covid-19 e outras ações e estratégias para suporte clínico e ampliação da capacidade assistencial”.
Serviços anunciados
O homenageado informou que os 108 profissionais do programa Mais Médicos que vieram para a capital durante a crise de janeiro permanecem nos postos com o custeio do Ministério da Saúde e devem continuar até fevereiro de 2022. David Almeida informou que vai solicitar a permanência dos médicos depois do prazo.
O secretário assinou um termo de compromisso para credenciar serviços da atenção primária, como 600 agentes comunitários de saúde, 30 equipes de saúde da família, 2 USFs com horário estendido e 87 equipes de saúde da família vão receber custeio para informatização dos trabalhos.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar