Vereadores fiscalizam estrutura de DNA-HPV que vai substituir o exame Papanicolau, em Manaus

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus – CMM fiscalizaram, nesta semana, a estrutura de implantação do exame DNA-HPV, que vai substituir o Papanicolau, na capital amazonense. A visita ocorreu em dois laboratórios referências da cidade.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A fiscalização ocorreu nessa quarta-feira 15/10, no Laboratório Distrital Oeste e no Laboratório de Especialidades Dr. Sebastião Marinho, em Manaus. A inspeção foi feita pelos vereadores Marcelo Serafim, do PSB; Gilmar Nascimento, do Avante; Sérgio Baré, do PRD; e Rosivaldo Cordovil, do PSDB. O objetivo foi atestar a capacidade de implantação do exame de DNA-HPV que vai substituir o Papanicolau, no Sistema Único de Saúde – SUS.

A inspeção foi executada após o Amazonas ficar de fora da primeira fase de implementação do teste. O vereador Marcelo Serafim, integrante da Comissão de Saúde da CMM, ressaltou que os laboratórios contam com boa estrutura.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Alyne Brayner, diretora do Laboratório de Especialidades Dr. Sebastião Marinho, explicou que a unidade está preparada para implantar o procedimento.

O vereador Gilmar Nascimento, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM, destacou que a fiscalização foi a última etapa de apuração feita pelos parlamentares.

O DNA-HPV identifica o material genético dos tipos de HPV de alto risco, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. Estudos realizados na América Latina mostram que o exame é quatro vezes mais eficaz na detecção de lesões de alto grau e permite aumentar o intervalo entre os procedimentos, de 3 para até 5 anos, com segurança.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto