Vereadores de Manaus derrubam pedido esclarecimento sobre ordem de pagamento de emendas

Por 18 votos contra 10, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) derrubaram um requerimento que solicitava à Secretaria Municipal de Finanças (Semef) o detalhamento da ordem cronológica de pagamento de emendas parlamentares antes das Eleições Municipais de 2024.

VEREADORES, MANAUS, CMM, EMENDAS , TRANSPERÊNCIA

O autor do pedido foi o vereador Rodrigo Guedes (PP). Ele suspeita que parlamentares aliados do prefeito David Almeida (Avante) tiveram prioridade para receber as emendas antes do pleito eleitoral, diferente dos opositores.

Conforme o vereador, a prática pode configurar uma forma de pressionar os parlamentares a votarem de acordo com a vontade do executivo para não terem emendas liberadas somente após as eleições.

O vereador Gilmar Nascimento (Avante), um dos líderes do prefeito David Almeida na CMM, nega que exista privilégios na liberação de emendas.

Conforme o Portal da Transparência da prefeitura de Manaus, 78,6% das emendas impositivas dos vereadores de Manaus foram pagas entre janeiro e outubro deste ano. Em valores, isso quer dizer que de R$ 84,6 milhões, houve pagamento de R$ 66,5 milhões.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução/CMM Youtube