Na noite da última sexta-feira (02), um container despencou do alto do viaduto Miguel Arraes, no bairro Flores e, por sorte, ninguém ficou ferido. Os vereadores Jander Lobato (PP) e Wallace Oliveira (sem partido) cobraram providências do poder público e das empresas quanto à prática de liberar carretas para viagens sem que os containers estejam travados nas carrocerias.
De acordo com o vereador Jander Lobato, desde 2005, oito pessoas já morreram em Manaus por conta de acidentes com containers.
“É impressionante que todo esse tempo as empresas ainda são irresponsáveis no transporte desses contêineres. De 2005 para cá, 8 pessoas já morreram na cidade de Manaus. Eles têm lá uma trava que é chamada de ‘lock’ e ele simplesmente não travam o contêiner na carreta, justamente para que, em caso de algum acidente, a carreta também não se perca”. Jander Lobato, vereador de Manaus.
O vereador Wallace Oliveira afirma que o descumprimento proposital do procedimento de travamento dos containers que acontece há anos deve ser combatido antes que acidentes se transformem em tragédia na cidade.
“O sinal já foi dado. Aliás, vem sendo dado há muito tempo. Já houve perda de vidas por causa dessa falta dessa pinagem. Eu não estou preocupado se o empresariado vai ter esse ou aquele tipo de dor de cabeça, eu não quero é vir para cá lamentar a perda de vidas em função de uma irresponsabilidade. O IMMU, o Detran, seja quem for, vão querer fazer alguma coisa depois que nós tivermos que estar lamentando a perda de vidas humanas aqui. Agora eles querem preservar uma carreta em detrimento do risco de vidas humanas. Que absurdo é esse? Nós não podemos fechar os olhos para isso”. Wallace Oliveira, vereador de Manaus.
A Rádio Rio Mar questionou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sobre essa prática de empresas de carretas em Manaus e perguntou como e com qual frequência fiscaliza transportadores rodoviários de containers. Conforme o órgão, “a Prefeitura de Manaus coordenou cerca de 200 operações abrangendo monitoramento, fiscalização e aplicação de penalidades, até o final de maio”.
Ainda segundo o IMMU, somente na operação ‘Carga Pesada’, que fiscaliza veículos de grande porte, mais de 60 autuações a motoristas infratores que transitavam em vias proibidas de circulação foram emitidas. O IMMU informou ainda que a operação ‘Carga Pesada’ é realizadas em conjunto com o Detran Amazonas, que é responsável pela fiscalização da acomodação da carga, bem como o estado de segurança dos veículos e a documentação do motorista. Disse ainda que ao IMMU cabe fiscalizar se o veículo está dentro dos padrões de altura e largura permitidos para circular dentro da cidade.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: João Viana/Semcom