Os pronunciamentos foram motivados pelo “Dia Nacional do Orgulho Autista”, celebrado hoje, com foco nos planos de saúde do Estado.
No Dia Nacional do Orgulho Autista, celebrado nesta terça-feira 18/06, vereadores de Manaus denunciaram o descaso e a negligência de planos de saúde do Estado no atendimento à crianças portadoras do Espectro Autista. Os pronunciamentos foram feitos durante da sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus – CMM.
- DPE-AM realiza mutirão para contribuintes que queiram contestar o aumento do IPTU
- Procon-AM autua posto por venda de combustível adulterado no bairro Cidade Nova
O presidente da Casa Legislativa, o vereador Caio André, do União Brasil, destacou o descumprimento das leis que asseguram direitos aos portadores de autismo.
Ainda segundo o parlamentar, falta uma atuação mais firme da Agência Nacional de Saúde – ANS na fiscalização das seguradoras.
O vereador Rodrigo Guedes, do Progressistas, também se pronunciou sobre o tema e disse que além dos prejuízos financeiros, os planos de saúde impedem o desenvolvimento das crianças autistas.
Mães atípicas do movimento nacional “Nenhum Direito a Menos” levaram diversas denúncias aos gabinetes dos vereadores, com o objetivo de dar mais visibilidade à causa. Entre as denúncias, estão a falta de atendimentos essenciais para o desenvolvimento das crianças e até cancelamento de planos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar