Vereadores denunciam negligência de planos de saúde no atendimento à crianças autistas

Os pronunciamentos foram motivados pelo “Dia Nacional do Orgulho Autista”, celebrado hoje, com foco nos planos de saúde do Estado.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

No Dia Nacional do Orgulho Autista, celebrado nesta terça-feira 18/06, vereadores de Manaus denunciaram o descaso e a negligência de planos de saúde do Estado no atendimento à crianças portadoras do Espectro Autista. Os pronunciamentos foram feitos durante da sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus – CMM.

O presidente da Casa Legislativa, o vereador Caio André, do União Brasil, destacou o descumprimento das leis que asseguram direitos aos portadores de autismo.

Ainda segundo o parlamentar, falta uma atuação mais firme da Agência Nacional de Saúde – ANS na fiscalização das seguradoras.

O vereador Rodrigo Guedes, do Progressistas, também se pronunciou sobre o tema e disse que além dos prejuízos financeiros, os planos de saúde impedem o desenvolvimento das crianças autistas.

Mães atípicas do movimento nacional “Nenhum Direito a Menos” levaram diversas denúncias aos gabinetes dos vereadores, com o objetivo de dar mais visibilidade à causa. Entre as denúncias, estão a falta de atendimentos essenciais para o desenvolvimento das crianças e até cancelamento de planos.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar