Vereador denuncia discriminação nos postos do Sine em Manaus

Conforme o vereador Cícero Custódio, pessoas com mais de 40 anos não conseguem sequer se candidatar a uma vaga de emprego e os desempregados não conseguem se beneficiar do Sistema Nacional de Emprego, gerenciado pelo Ministério da Economia.

Ouça reportagem:

Postagem atualizada às 8h50 (20/03/2019), com a resposta do Sine Amazonas.

Confira a nota na íntegra:

“Não existe limitação por parte da Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), pois o próprio artigo 7º da Constituição Federal proíbe. O que existe são as exigências das empresas, que estão contratando. Além disso, o Sine-AM apenas divulga as vagas e procura fazer a intermediação, de forma gratuita, a fim de recolocar ou inserir as pessoas no mercado do trabalho.

A população pode realizar o cadastro por meio do aplicativo “Sine Fácil”, porém, precisa comparecer na sede da Setrab apenas para validar o cadastro realizado. Aliás, a carta de encaminhamento para entrevista de emprego deve ser adquirida pessoalmente, no posto do Sine.

No passado, 250 a 280 pessoas eram atendidas por dia. Hoje, sob nova gestão, o Sine-AM, que é coordenado pela Setrab, atende, em média 600 pessoas por dia. E para melhorar os serviços para a população, a Setrab ampliou seu horário de atendimento, antes atendia de 8h às 14h, mas agora, atende de 8h às 17h.”

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/CMM