O vereador Rodrigo Guedes, do Podemos, denunciou na semana passada, o desmoronamento de dois barrancos em uma das principais avenidas de Manaus. Segundo o parlamentar, o problema é antigo e desde 2022 a Prefeitura de Manaus promete resolver, mas até agora segue sem solução.
Os dois barrancos estão localizados nos dois sentidos da avenida Mário Ypiranga, antiga Recife, no trecho próximo à rotatória do conjunto Eldorado. A via é uma das principais da cidade e recebe alto fluxo de veículos e pedestre, diariamente. No entorno das encostas, estão localizados condomínios residenciais, comércios e a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher.
- Em Humaitá, operação “Falso Sorteio” desarticula esquema milionário de rifas ilegais
- Mulher sofre tentativa de feminicídio neste domingo na zona Norte de Manaus
No local, ainda há vegetação, que impede o desmoronamento completo dos barrancos, mas, a cada chuva, parte do barro sede sobre as calçadas e a via pública. Em abril de 2022, parte do barranco, no sentido centro-bairro desmoronou e quebrou a mureta que fica sobre a calçada. Na época, o secretário municipal de infraestrutura disse que uma obra seria feita nos dois lados da avenida, para resolver o problema, mas até agora nada foi feito, destaca o vereador Rodrigo Gudes.
O desbarrancamento na avenida Mário Ypiranga é um problema antigo e negligenciado por várias administrações municipais. O parlamentar esteve no local, na semana passada, e constatou que novos deslizamentos de terra estão atingindo a área. O vereador disse, ainda, que vai entrar com uma ação na Justiça para que a Prefeitura de Manaus inicie as obras.
Tentamos falar com a Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seminf, mas até o fechamento dessa reportagem não obtivemos resposta.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar