Com as altas temperaturas registradas em Manaus, a venda de ar-condicionado e ventiladores cresceu. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, a alta chegou a cinquenta por cento em menos de um mês. A ausência de chuvas eleva as temperaturas no Amazonas. Nas últimas semanas, os termômetros chegaram a marcar 38º graus na capital amazonense.
A sensação térmica vai além disso. E nessas horas, o velho e bom ventilador pode ajudar. Justamente por causa disso, as vendas de ventiladores e ar-condicionado, cresceu, em Manaus, nesse mês de setembro, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas. Nas lojas do centro de Manaus, a procura é por aparelhos de marcas conhecidas e que tenham sistema de economia de energia, explica Rogério Souza, que é gerente de loja. “Os clientes preferem os produtos de marcas conhecidas”, afirma o gerente.
De acordo com a Câmara de Dirigente Lojista de Manaus, em um mês, o crescimento nas vendas de ventilador foi de cinquenta por cento. Já a comercialização de Ar-condicionado foi de quarenta por cento, afirma Ralf Assayag, presidente da CDL-Manaus.
“A gente projetava um crescimento de 20% a 30%. Esse era o volume que a gente tinha comprado para atender a demanda do verão amazônico. Só que o calor foi muito mais intenso, com isso, a população aproveita e troca seus ventiladores e ar-condicionados velhos pelos novos e mais potente. Isso impulsiona as vendas em Manaus”, disse Ralf Assayag.
Na internet, cresceram as pesquisas por preço dos aparelhos de ar-condicionado. Mas a demora na entrega faz com que os amazonenses façam a opção de comprar nas lojas de Manaus. E isso aquece a economia local, como explica Rogério Souza. “A gente tem um estoque grande de produtos para o conforto do consumidor’, disse Rogério.
Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, o Amazonas vai continuar sofrendo com as altas temperaturas até meados do mês de novembro, quando as chuvas começam a aparecer com mais frequência em todos os municípios do Estado.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet