Vendas do Comércio Varejista do Amazonas registram queda de 1,3% em junho deste ano

O setor enfrenta instabilidade, mas demostra resiliência em algumas atividades que impulsionam índices positivos.

(Imagem: Agência Brasil)

(Imagem: Agência Brasil)

As vendas do Comércio Varejista do Amazonas registraram queda de 1,3% em junho deste ano, e ficou 0,7 ponto percentual menor que o resultado do mês de maio. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas no Comércio ficou positivo em 4,2%. No acumulado do ano, o avanço foi de 4,8%, e de 3,6% no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que, apesar da leve melhora no varejo ampliado, as vendas do setor no Estado enfrentam instabilidade.

No acumulado do ano, o Amazonas também evidenciou um desempenho ruim, e ficou em 20º lugar no ranking nacional, abaixo da média do país. Já no Varejo Ampliado, o Estado ficou em sexto lugar, com 8% de crescimento, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os melhores desempenhos ficaram com a Paraíba, que teve 12,5% de alta; o Rio Grande do Sul, com 11,5%; e Goiás, com 11,3%.

Ainda segundo Luan Rezende, em algumas atividades do setor, o Amazonas apresenta bons resultados, o que gera expectativas de avanço para as próximas avaliações.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar